sexta-feira, 16 de junho de 2017

Secretário de CT&I de Campina Grande prestigia evento no Brejo paraibano


Convidado para integrar a banca de avaliação e premiação das startups, criadas durante as mentorias, o Secretário avaliou o evento como uma iniciativa inovadora focada no desenvolvimento regional.


"O Brejo Criativo inova e, acima de tudo, faz o desenvolvimento regional de uma forma lúcida, consciente e sobretudo dentro da academia”. A avaliação é do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Carlos Marques Dunga Júnior, a respeito da realização do I Startando Ideias do Brejo, ocorrido na quarta, 14 de junho, na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, em Bananeiras.

Naquela oportunidade, Dunga Júnior, participou como um dos integrantes da banca de jurados responsável por analisar e premiar as melhores ideias inovadoras apresentadas no final do evento.

O I Startando Ideias do Brejo ocorreu com o objetivo de estimular o surgimento de ideias inovadoras na região, selecioná-las e formatá-las para inscrevê-las na segunda rodada do edital InovAtiva Brasil 2017. Durante todo o dia, alunos, empreendedores e interessados receberam orientação dos melhores mentores da Paraíba nas áreas de Inovação, Validação, Business, Finanças, Mercado, Jurídico e Planejamento. Foi a primeira de três etapas que, além de despertar o olhar das pessoas para a inovação, possibilitou que os jovens pudessem transformar sua ideia em um negócio inovador.

Das muitas ideias apresentadas, cinco delas se destacaram como o “Tempero Orgânico Pirpiri”, os aplicativos “Eu compro”, “Recém-formados” e “EquiSaúde” e as cápsulas de corante natural “TechJambo”. Após a apresentação do pitch de cada grupo o júri decidiu premiar em 3º lugar o aplicativo “Recém-formados”, em 2º o “Eu compro” e em 1º lugar o “EquiSaúde”, um aplicativo desenvolvido para sinalizar o agendamento de consultas e vacinas necessárias para os cavalos que concorrem em vaquejadas.
Sobre a iniciativa do Brejo Criativo em promover a descentralização do movimento de startups, à medida que se instala naquela região para fomentar e pulverizar suas ações junto àqueles municípios, o Secretário de CT&I afirmou ““Isso é fundamental para fechar esse processo de startup. Acredito que vivemos um momento ímpar no desenvolvimento desse país, porque na crise que estamos vivenciando, economicamente, surgem alternativas vindas diretamente do seio de povo para fazer a transformação e trazer o desenvolvimento regional para nosso Estado" realçou entusiasmado.

O evento - I Startando Ideias do Brejo resultou de uma parceria conjunta entre o Brejo Criativo, Sebrae, InovAtiva Brasil, Universidade Federal da Paraíba, Prefeituras Municipal de Bananeiras e Solânea, Way TI, Gráfica Fabrício, Estima Serigrafia, Espetinhos do Jeca, Selva Produções Visuais e Informa Brejo. Trata-se da primeira ação dos agentes de inovação do Brejo Criativo com o objetivo de implantar a cultura digital, na região, fortalecendo as relações entre as instituições, iniciativa privada e pública. Além do apoio dos Mentores do Brasil, UP Branding, Escritório Costa Nascimento Advogados, MH Consultoria e Projetos, Lozen Consultoria e o Programa Mulher Total. 

Na oportunidade, atuaram como mentores a facilitadora e comunicóloga Denise Lemos, o administrador de empresas Roberto Carlos, o presidente do Brejo Criativo Pablo Ramon, Thiago Fabrício do Informa Brejo, a advogada Myrtes Nascimento, Pablo Ramon do NI Studio, o desenvolvedor de produtos André Fabiano da Silva, o analista de sistemas Vinícius de Moraes Nascimento e o desenvolvedor de jogos digitais e simuladores de realidade virtual Jordão Moreira.

Brejo Criativo - Fundada em agosto de 2016, em parceria com a Prefeitura Municipal de Solânea e a Secretaria de Educação do município, a Associação Promotora de Empreendedorismo, Tecnologias e Economia Criativa do Brejo Paraibano – Brejo Criativo – visa incentivar e capacitar empreendedores locais e regionais, para transformarem suas ideias em negócios inovadores e com isso, gerar renda e sustentabilidade local.



Geneceuda Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANANEIRAS SEDIA “II STARTANDO IDEIAS” PARA OS EMPREENDEDORES DO BREJO

O evento se constitui como um importante elo entre empreende-dores e instituições de fomento ao empreendedorismo Focado no tema “Empr...